3 minutes reading time (610 words)

Joomla Day Brasília movimenta a universidade

Palestras rápidas, estilo TED, e muito conteúdo: esse foi o modelo escolhido pela JUG Joomla! Calango para o Joomla! Day Brasília 2014, ocorrido no dia 21 de novembro. Foi o quinto Joomla! Day organizado pela comunidade de Brasília e o primeiro nesse formato mais dinâmico.

jdbsb14-header


A escolha pela realização do evento na Universidade de Brasília (UnB) não foi por acaso. Levar o Joomla! para dentro de uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem tudo a ver com as premissas do software livre. E tudo a ver com o Joomla!

Além disso, o objetivo dos organizadores era envolver os jovens e trazer pessoas novas para a comunidade. Para isso, focar no público de estudantes pode ser uma boa estratégia, especialmente os que cursam os primeiros semestres de faculdades ligadas à tecnologia. São pessoas com a mente aberta, com ânsia por aprender e produzir rápido - geralmente ainda sem vícios ou preferências.

Apresentar a eles uma solução como o Joomla! pode motivá-los inclusive em relação ao próprio curso, pois podem começar, mesmo com poucos conhecimentos, a desenvolver projetos e a ter resultados. A comunidade, por sua vez, espera com isso envolver novos talentos.

O evento foi gratuito e contou com um caprichado coffee break.

 

As palestras

jdbsb14-ries


Fernando Molina
começou falando sobre os desafios na UnB, que nesse momento tem vários de seus sites sendo desenvolvidos em Joomla!. Eliel Cruz apresentou a palestra "Meu nome é Joomla!", trazendo informações básicas e demonstrando uma instalação. "Seja mais que um 'fazedor de sites'" foi a palestra de Roberson Pinheiro, que mostrou várias potencialidades da ferramenta, como o desenvolvimento de componentes.

Em seguida, foi a vez de Rafael Berlanda, do Ministério da Educação, apresentar vários cases de sucesso na palestra "Siga os bons", trazendo exemplos de sites de grandes empresas em Joomla!.

Ana Barcellos compartilhou com o público suas percepções sobre a Joomla! World Conference, ocorrida em Cancun no início daquele mês. Além de sintetizar os momentos mais marcantes do evento, repetiu, dessa vez em português, sua apresentação Ignite sobre como participar da comunidade Joomla! pode ajudar-nos a desenvolver competências pessoais e profissionais que são aproveitadas em vários outros campos de nossas vidas.

Paulo Ries encerrou as palestras falando sobre a história da comunidade Joomla! Calango, ativa desde 2009, incluindo a realização do Joomla! Day Brasil em 2010 e com destaque para o desenvolvimento do projeto do Portal Padrão do Governo Brasileiro. Foi também ressaltada a importância da comunidade no cenário nacional e seus desafios atuais. Durante a palestra "EngaJ-se!", Paulo também mostrou como as pessoas podem envolver-se no Joomla!, convidando-as para juntarem-se a nós.

O evento foi concluído com uma roda de conversa sobre assuntos de interesse da comunidade, como a definição de ações para 2015.

 

O #desafiojoomla

Ao final do evento, os joomleiros calangos lançaram um desafio no Youtube: desafiaram a comunidade Joomla! do estado de Pernambuco a organizarem um evento regional nos próximos dois meses. "Não precisa ser um evento grande, mas algo que movimente a comunidade", disseram. Se não for cumprido, o "castigo" será pagarem uma pizza para o pessoal de Brasília no próximo Joomla! Day Brasil. O desafio foi prontamente aceito no Facebook e, além da brincadeira entre colegas, busca fomentar o trabalho regional e o interâmbio entre as JUGs brasileiras.

Confira o desafio:

 


A Joomla! Calango agradece:

  • ao Centro de Informática da Universidade de Brasília, pelo espaço e pelo apoio na realização do evento;
  • ao Sindicato dos Bancários de Brasília, entidade que acredita no movimento Open Source, que patrocinou o nosso coffee break; 
  • a todos que ajudaram na divulgação; e 
  • ao público que prestigiou o evento.

Nosso muito obrigado!

 

jdbsb14-universidade

 

jdbsb14-coffee-break

0
What do Italy and Mexico Have in Common?
Pourquoi migrer ? Et... comment ?
 

Comments

Already Registered? Login Here
No comments made yet. Be the first to submit a comment

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://magazine.joomla.org/