11 minutes reading time (2111 words)

JoomlaDay Brasil 2015: o maior da história

JoomlaDay Brasil 2015: o maior da história

A comunidade Joomla! do Brasil, usuários e interessados no CMS e em software livre em geral encontraram-se em setembro na capital brasileira, Brasília, para celebrar os 10 anos de Joomla! O evento contou com a presença de participantes de 12 estados brasileiros mais convidados internacionais vindos da Argentina, Espanha, Guatemala, Grécia, Holanda e Índia. Foram mais de 500 participantes em quatro dias intensos que tiveram encontros voltados ao Governo (J!Gov), capacitação nos turnos da manhã, tarde e noite e mais um Encontro Nacional das JUGs brasileiras. 

 

O que acontece quando um grupo de voluntários idealistas da comunidade Joomla! encontra com uma Universidade, uma Associação Nacional de Software Livre e uma Secretaria do Ministério do Planejamento que fomenta o uso de software livre no Brasil? O maior JoomlaDay Brasil da história!          

Tudo começou com uma premissa: não queríamos realizar apenas um evento com um fim em si mesmo, mas sim utilizá-lo como meio para fortalecer o Joomla! e a comunidade no País. Para isso, escolheu-se “EngaJ-se” como tema e os seguintes objetivos:

  • Instruir, motivar e integrar a comunidade acadêmica no projeto de software livre, especialmente no CMS Joomla!;
  • Integrar e capacitar os usuários Joomla! do Brasil;
  • Divulgar e ampliar a visibilidade do Joomla! no mercado brasileiro;
  • Engajar novos usuários e voluntários na Comunidade Joomla!;
  • Fomentar a atividade dos grupos de usuários Joomla! (JUG) locais;
  • Fortalecer a unicidade da comunidade nacional;
  • Promover mais visibilidade ao Brasil na comunidade Joomla! internacional;
  • Capacitar servidores públicos e colaboradores do governo no Portal Padrão do Governo Federal.


Outra premissa do #JDBR15 foi democratização do acesso e por isso, pela primeira vez na história dos JoomlaDays no Brasil, a inscrição em todas as atividades do evento foi gratuita. "O Joomla! faz 10 anos e quem ganha o presente é você" foi o slogan. 


 joomladay brasil
Foto oficial - público presente nas atividades no auditório central no sábado à tarde

 

Aquecendo os motores

As ações do JoomlaDay Brasil 2015 começaram muito antes de setembro. Fazia parte do nosso planejamento o fomento a eventos locais e à participação da comunidade Joomla! em outros eventos de Software Livre, numa estratégia de pré-eventos JDBR15. Os leitores da Joomla Community Magazine acompanharam por aqui o desenrolar dessas ações, que visavam aquecer os motores para o nosso grande evento nacional. Confira abaixo:

 

fisl16


A nossa participação no J and Beyond em Praga, patrocinada pelo JET Programme, foi essencial para a articulação e apoio da comunidade internacional ao JoomlaDay Brasil 2015. Como resultado, tivemos o maior número de palestrantes e oficineiros internacionais até hoje em eventos no Brasil. Isso garantiu um alinhamento da comunidade brasileira presente no JDBR15 com os rumos do Projeto Joomla! e um maior entendimento da grandiosidade que é o Projeto. Como resultado, foram compartilhados conhecimentos riquíssimos por parte de algumas pessoas que fazem diretamente o Joomla! acontecer, além de valorizar e motivar o público presente.  


J!Gov

Na véspera do JDBR15, foram realizadas duas atividades voltadas ao público de Governo.

Na quinta-feira, dia 03 de setembro, o auditório do Ministério do Planejamento foi palco do evento "Eficiência, eficácia e efetividade no uso de CMS para desenvolvimento de soluções governamentais", evento voltado ao Joomla!, transmitido online e vídeo disponível em: Assiste - Videostream Livre

jdbr15 2 

Na ocasião, Jorge López-Bachiller, Roland Dalmulder e Roberson Pinheiro apresentaram conteúdos relativos ao uso do Joomla! em sites governamentais. Ana Barcellos e Paulo Ries, da JUG Calango, também juntaram-se a eles no debate que se seguiu.   

No mesmo dia à tarde, Jorge López-Bachiller e Paulo Ries participaram de reunião sobre o uso governamental do Joomla! na Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

 

Infraestrutura

A parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) garantiu uma infraestrutura impecável para o JoomlaDay Brasil 2015. Foram dois auditórios, três laboratórios, cinco salas de aulas e mais duas salas de apoio a palestrantes e staff, tudo com equipamentos de primeira. A UCB garantiu ainda a transmissão do evento ao vivo em seu canal e disponibilizou equipamentos e voluntários para apoio na hora do evento. Para que tudo isso fosse possível, vários funcionários da Universidade envolveram-se antes, durante e depois do evento. Sem sombra de dúvidas, uma instituição que acredita na filosofia do software livre e na importância de oportunizar experiências ricas e diversificadas para o desenvolvimento de seus alunos e da comunidade.

 jdbr15 7

 

A alimentação ficou por conta da participação super especial da turma dos Food Trucks de Brasília, que levaram seus caminhões cheios de energia e sabores especialmente para o JoomlaDay Brasil 2015.

jdbr15 13

 

Palestras e Oficinas

Antes de definirmos as atividades, perguntamos à comunidade brasileira pelo site qual conteúdos gostariam de ver no evento.

O segundo passo foi construirmos as atividades do evento de forma colaborativa. Todos os interessados puderam submeter suas palestras e oficinas, que posteriormente foram selecionadas pela organização do JDBR15. Resultado: palestrantes e oficineiros vindos de várias regiões do País para compartilhar com o público do JoomlaDay Brasil 2015 as mais diversas e ricas experiências.      

As palestras e oficinas foram realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, das 9h às 22h. Foram realizadas algumas atividades simultâneas, de modo que houvesse blocos de atividades de nível básico e avançado ocorrendo ao mesmo tempo, visando atender a todo público, independente do nível de conhecimento.  Foram 18 palestras e 7 oficinas no total.

 

jdbr15 4

Jorge Lopez-Bachiller da Open Source Matters

 

Confira as palestras do JoomlaDay Brasil 2015:

  • Ao infinito e além com Joomla: soluções simples para necessidades complexas - Johnny Salazar Reidel
  • Extensões Joomla! - Ariadne Pinheiro
  • J!Gov - Portal Padrão - Rafael Berlanda
  • A Cadeia Produtiva Nacional do Software Livre - Nick Vidal (ASL.Org)
  • CiviCRM - Componente Joomla! para o terceiro setor - Diego Viegas
  • Conselho Nacional de Justiça - Roberson Pinheiro
  • Acessibilidade e semântica na web com uso de CMS Joomla - Emerson Rocha
  • Joomla! no Diário Oficial de Pernambuco: um exemplo prático de versatilidade - Nivaldo Neto
  • Joomla! no Haiti - Sistema de Comando e Controle - Júlio Coutinho
  • Joomla!: Ou você usa ou está errado - Rodrigo Spillere
  • Como desenvolver um website de sucesso - Julyane Miranda
  • Protegendo seu site de ataques - Alan Sanches
  • KEYNOTE - Joomla!: de volta para o futuro IV - Javier Gomez
  • KEYNOTE - Lançamento do K2V3 - Krikor Boghossian e Lefteris Kavadas
  • KEYNOTE - Criando templates incriveis com K2V3 - Krikor Boghossian
  • KEYNOTE - Joomla! Bug Squad - Roland Dalmulder
  • KEYNOTE - Governos locais e nacionais na América Latina: os benefícios do uso do CMS Joomla! - Jorge Lopez-Bachiller
  • KEYNOTE - Além da web: Criando aplicações com Joomla Framework - Javier Gomez


Estava disponível para os participantes, de forma gratuita, equipamento de tradução simultânea para que todos pudessem ter o melhor aproveitamento do conteúdo das palestras internacionais.

Todas as palestras do JoomlaDay Brasil 2015 podem ser assistidas no canal da Universidade Católica de Brasília Virtual no Youtube.

 jdbr15 19

Javier Gomez, PLT, falando sobre o futuro do Joomla!


Confira as oficinas realizadas no JoomlaDay Brasil 2015 (3 horas de duração):

  • Joomla! do zero - Instrutor: Julio Coutinho     
  • Templates para Joomla - Instrutor: Eliel Cruz
  • GitHub for Beginners - Instrutor: Roland Dalmulder
  • Migração de conteúdos usando qualquer versão para Joomla! 3.4 - Instrutor: Matias Aguirre
  • Bug Squash Session - Instrutores: Roland Dalmulder e Javier Gomez
  • Templates avançados - Instrutor: Saurabh Shah
  • LiveCode: Override e desenvolvimento de módulos e Desenvolvimento de plugins - Instrutor: Pedro Renan

 

jdbr15 1

Júlio Coutinho na Oficina Joomla! do Zero

 

Durante a Bug Squash Session, coordenada por Roland Dalmulder e Javier Gomez, o grupo participante identificou e solucionou um bug cuja correção já será incorporada na próxima atualização. É o Joomla! acontecendo em pleno JoomlaDay Brasil 2015! :)

 
Áreas Temáticas

Uma atividade introduzida neste ano no JoomlaDay Brasil foi a realização de áreas temáticas, pelas quais os participantes poderiam transitar livremente durante as suas 3 horas de duração. Representantes das JUGs e voluntários ativos da comunidade brasileira aceitaram o desafio de coordenar as áreas temáticas, definindo e conduzindo as atividades.

Confira o que foi tratado em cada sala:

  • Área temática: Templates - Desenvolvimento, Frameworks, Acessibilidade, Usabilidade, UX, e muito mais - Ariadne Pinheiro
  • Área temática: Extensões - Desenvolvimento de módulos, componentes, plugins - Rodrigo Spillere e Pedro Renan
  • Área Temática: Formulários - Conheça os componentes disponíveis para criação de formulário, integre seus formulários com sistemas de pagamento - Pahe Bleasby e Daniel Perboni
  • Área Temática: K2 - Como criar novos templates, trabalhar com campos extras e utilizar os novos recursos do K2v3 - Mateus Rocha, JoomlaWorks Team Área Temática: Negócios - Como cobrar pelo meu trabalho, Como controlar meus projetos, Ganhando dinheiro com Joomla! - Vânius Girôdo, Nick Vidal e André Luís Eloy Soares
  • Área Temática: Infraestrutura - Conheça técnicas de segurança que ajudam a proteger seu site de invasores. Melhore a performance do servidor e tenha um site a jato - Júlio Coutinho e Alan Sanches

 

jdbr 16

Rodrigo Spillere conduzindo uma das áreas temáticas


J!Awards Brasil 2014/2015


Que rufem os tambores... o clima de expectativa invadiu o JDBR15 para a premiação do primeiro J!Awards Brasil. Rafael Berlanda, Quickstart Virtuemart e Portal Padrão do Governo Federal foram os grandes vencedores pela votação popular. O projeto Joomla! também foi homenageado no J!Awards Brasil. Confira também nesta edição da Joomla Community Magazine a cobertura completa do prêmio.  

 jdbr 15

 

 

Celebração 10 anos de Joomla!


Para encerrar o segundo dia de JoomlaDay Brasil 2015, todos os organizadores, palestrantes, oficineiros e voluntários subiram ao palco e, junto com o público, entoaram o "Parabéns a Você" para o nosso querido CMS. Depois, todos saborearam juntos o delicioso bolo do Joomla!, acompanhado de coffee break. Parabéns a todos nós que, de alguma forma, fazemos o Joomla! acontecer!    

 jdbr 20

 

J!Festa e J!Barbecue


Como não poderia faltar, a diversão também fez checkin no JoomlaDay Brasil 2015.

A J!Party aconteceu no Bar do Ferreira, com música popular brasileira ao vivo.

Apesar da festa na noite anterior, todos estavam de pé para o Encontro Nacional das JUGs Brasileiras que aconteceu no domingo pela manhã, no hotel Comfort Inn em Taguatinga. Eita gente trabalhadeira! Confira o artigo detalhado sobre esse encontro aqui na Joomla Community Magazine.  

Também no domingo, depois do encontro das JUGs, o encerramento do JoomlaDay Brasil 2015 aconteceu num churrasco no Parque da Cidade, regado a muita comida, bebida e diversão ao ar livre com os amigos.  

 

jdbr15 12

J!Party no Bar do Ferreira

 

jdbr 17

J!Barbecue no Parque da Cidade

 

 

Joomla's Wife

O projeto criado pelas esposas de alguns joomleiros também estava presente no JoomlaDay Brasil 2015. Elas fizeram uma programação própria para elas, que incluiu uma tarde no SPA. Elas merecem ;)  

 

jdbr15 3

As J!Wives

 

Patrocinadores e Apoiadores

Fazer o maior JoomlaDay Brasil da história é uma meta ousada. Fazer um evento totalmente gratuito é mais ousado ainda.  
E nada disso teria sido possível sem o apoio das empresas que acreditaram e apoiaram essa ideia louca. Com vocês... nossos patrocinadores! Palmas para eles e nosso muito obrigado!

 

Nossos sinceros agradecimentos:


A todos os patrocinadores que acreditaram no potencial do JoomlaDay Brasil 2015.

À Universidade Católica de Brasília, anfitriã dedicada e grande parceira, preocupada com todos os detalhes.

À ASL.org, que ajudou com sua experiência, divulgação e forneceu a estrutura formal para arrecadação e pagamento de recursos.  

À SLTI/Ministério do Planejamento, que foi fundamental para a organização e realização do J!Gov, além do apoio para a inclusão do Joomla! no Novo Portal do Software Público.    

À OSM, PLT e CLT, pelo apoio ao evento, e aos membros da liderança que estiveram presentes. 

A todos os palestrantes, oficineiros, curadores/colaboradores das áreas temáticas, voluntários no evento e grupo de apoio que ajudou em muitas atividades durante a organização e planejamento.

Aos nossos fornecedores, que prestaram seus serviços com muito carinho.  

À galera dos Food Trucks, que alimentou nossos corpos e nos deu energia para aguentar a maratona de atividades.

A todos os participantes, que se deslocaram de várias partes da cidade e do País e fizeram desse o maior JoomlaDay Brasil de todos os tempos.

Às nossas famílias e companheiros de trabalho (chefes, colegas, subordinados), que não apenas compreenderam nossa ausência em muitos momentos como também apoiaram e participaram.   

Ao projeto Joomla! #todosjuntos #engaJse #JPositive #joomlarocks


E até o próximo JoomlaDay Brasil!

 

0
 

Comments

Already Registered? Login Here
No comments made yet. Be the first to submit a comment

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://magazine.joomla.org/