O processo de melhoria contínua do Joomla!

Written by | 01 September 2010 | Published in 2010 September
O processo de melhoria contínua do Joomla!. O Joomla! é um poderoso open-source de Content Management System (CMS), que em português significa Sistema Gerenciador de Conteúdo. Ele é criado por uma comunidade mundial de mais de 30.000 desenvolvedores que contribuem diariamente com novas funcionalidades. O fato do Joomla! ser um open-source, garante e facilita o processo de qualidade, agregando ainda um grande diferencial, é distribuído sem custos.


A vantagem do CMS é a separação total do conteúdo das páginas e do layout. O Joomla! torna fácil a manutenção quer do conteúdo, quer do layout, permitindo assim a manipulação e administração por pessoas não técnicas.
Atualmente no mundo acelerado da Internet, tornou-se fundamental uma organização possuir um website que conceitualmente mostre seu objetivo, que seja atualizado e também funcional.
Com a globalização e o acesso à informação contamos hoje com consumidores cada vez mais exigentes que esperam produtos e serviços com qualidade.
Para que a comunicação de uma organização direciona à web seja um sucesso, normalmente são investidos valores muitos expressivos, e nem sempre o resultado é o esperado.
Quando a empresa utiliza Joomla!, seu custo de software de gerenciamento de conteúdo é zero e os layouts apresentados podem ser utilizados normalmente apresentando inúmeros add-ons com funcionalidades diversas, tais como:

- Edição e publicação de conteúdo;
- Pesquisa;
- Mostrar notícias de outros sites;
- Páginas de contatos;
- Detalhes privados de visitas no site;
- Envio de email, formatação PDF da página e de impressão;
- Classificação de conteúdo, entre outros.

A plataforma conta ainda com mais de 2.000 extensões com destaque para:

- Carrinho de compra;
- Fórum;
- Galerias;
- Diretórios;
- Formulários;
- Enquetes, entre outros.

A customização conseguida com o Joomla!, permite que os websites sejam sempre únicos, não sendo possível desta forma que dois sites sejam ou até pareçam iguais.


Hoje um website com qualidade já não é uma opção, é uma necessidade.



O Joomla! caminha para a qualidade total e dá suporte para que a comunicação das organizações na web seja feita com muita facilidade e transparência. A comunidade Joomla! está focada em eficácia e eficiência para ajudar as organizações nesse difícil papel da comunicação na web, expondo e alavancando as empresas a manter a sustentabilidade no mercado.

A Qualidade Total

A sobrevivência das organizações depende da gestão da qualidade total em todas as áreas, que precisam garantir aos seus clientes um nível total de satisfação com os bens e serviços produzidos, contendo características essenciais de qualidade, a um custo que o cliente consegue pagar, sendo a entrega feita dentro de um prazo aguardado.
É essencial atender e de preferência superar as expectativas dos clientes.
Para alcançar a qualidade total, precisamos ouvir e entender o que o cliente deseja e necessita, para que o produto ou serviço possa ser idealizado, realizado e prestado com excelência. É dentro desse contexto que o CMS do Joomla! se sobressai as demais soluções de código aberto com superioridade e excelência. Aplicando práticas de qualidade no processo e nas fases de desenvolvimento de um Website Joomla! é possível por exemplo reduzir o ciclo de vida do produto durante o deployment. A forma como o Joomla! é estruturado minimiza e isenta o projeto de defeitos. As manutenções e correções são bem menores.

Os desenvolvedores que decidem pelo Joomla! conseguem melhorias no produto a todo momento, ficando evidente a prática de melhoramento contínuo, seja usando a metodologia do ciclo PDCA, embasando-se nos princípios do estabelecimento e controle de metas e no gerenciamento de processos e seus efeitos, como o foco na satisfação das necessidades dos usuários, ou seja, usando métodos mais informais de melhoria contínua.

A procura constante de inovações, e o questionamento sobre a forma que normalmente age e o estímulo à criatividade cria um ambiente propício à busca de novas e mais eficientes soluções.
Assim fica claro que a comunidade que participa e esta envolvida no projeto do Joomla! se preocupa com a melhoria contínua de seus processos, produto e serviços, buscando atender às carências e expectativas das pessoas que usam o CMS Joomla! e seus clientes para conquistar cada vez mais mercado.

Read 18982 times Tagged under Portuguese (Brazil)
Andrea Moreiras

Andrea Moreiras

Web pratictioner, specialist in information architecture and digital marketing, Andrea has passion for Webdesign, exploring new ways to deliver qualified Joomla projects over the latest years.

Social Profiles

LinkedIn