Duas joomleiras no J and Beyond em Praga

Written by | 01 July 2015 | Published in 2015 July
De 29 a 31 de maio, joomlers de várias partes do mundo estiveram reunidos em Praga, na República Tcheca, para o evento J and Beyond 2015 - conferência internacional de desenvolvedores em Joomla. Entre eles, estavam duas brasileiras selecionadas no JET Programme, programa do Joomla que reconhece o trabalho voluntário dos membros da comunidade.    


"Quando recebi o email dizendo que eu havia sido selecionada no JET Programme para ir para o JAB15, pulei de alegria como uma criança, sob os olhares intrigados dos demais analistas e gerentes do escritório. Eu não sabia se estava mais feliz pela oportunidade de conhecer Praga, pelos conhecimentos e interação com joomlers de várias partes do mundo que o evento me proporcionaria ou pelo reconhecimento por todo o trabalho voluntário que vinha fazendo para o Projeto no último ano."
Ana Barcellos


"Minha primeira reação ao ver o email da querida (e admirada) Dianne Henning, dizendo que eu havia sido selecionada para ir ao JAB 2015, em Praga, foi gritar! Gritar de felicidade, e obviamente assustar a todos do escritório! Imediatamente liguei para o meu marido e, entre lágrimas e risos de felicidade (e um tanto gaga e trêmula!), dei-lhe a notícia que para mim foi um reconhecimento a todo o trabalho voluntário que desempenho no Brasil para a comunidade brasileira há quase 5 anos, sendo destes 3 anos oficialmente como a tradução do core para o pt-br e a moderação do fórum oficial em pt-br."
Ariadne Pinheiro

 

E atenção: já está aberta a seleção do JET Programme para a Conferência Internacional do Joomla (JWC), que acontecerá em novembro na Índia. Os interessados podem enviar o formulário até dia 15 de julho. Saiba mais.  

 

Como descrever o J and Beyond 2015?

Imagine três dias convivendo com feras do Joomla!, conversando sobre códigos, componentes, estratégias, comunidade, tradução, software livre, problemas, soluções... tudo isso permeado por experiências e culturas de diferentes partes do mundo.  

Imagine uma programação com várias palestras riquíssimas acontecendo ao mesmo tempo e você tendo de escolher apenas uma de cada vez. o_O E imagine que, sentado ao seu lado na palestra, está alguém do PLT ou o desenvolvedor daquela extensão famosa que você tanto usa. E, de repente, você pode tratar assuntos estratégicos com a presidente da OSM Sarah Watz, com quem você esbarra, por exemplo, na hora do delicioso café com donuts com cobertura de chocolate. Ou conversar longamente sobre o JoomlaDay Brasil com o próprio Brian Teeman, co-fundador do Joomla, a lenda em pessoa.   

Foram três dias de muito aprendizado e muito trabalho, mas também de muita diversão. Ok, mais trabalho que diversão. Mas como perder aquela oportunidade ímpar de trabalhar com o suporte das pessoas que fazem tudo acontecer?   

jab15 prague9

 

"Ir ao evento foi uma enorme honra e um privilégio que serei eternamente grata. Conhecer pessoalmente desenvolvedores que admiro (muito!) como Brian Teeman e Radek Suski, além de pessoas fantásticas como Javier Gómez e Roland Dalmuder, interagir pessoalmente com joomlers de todas as partes do mundo, reconhecer (pessoas as quais eu só conhecia por facebook e/ou twitter) e  fazer novos amigos foi (sem dúvida!), o melhor presente que eu poderia querer e ter ganho neste ano. Obrigada. Obrigada por esta tão apaixonante comunidade, que sem dúvida alguma, não se encontra em mais nenhum outro lugar (dentro do FOSS ou não). <3" Ariadne Pinheiro


Momentos de ouro:

 

  • Conhecer Praga

jab15 prague11

 

Com Ariadne Pinheiro, Rafael Dohms, Tiscilla Dohms

 

  •  Ser um dos jurados do J!Factor, com tantos joomlers talentosos. Agradeço pelo convite e pela oportunidade! O júri concedeu menção honrosa à Crystal Harris e Danuta Idzik, que arrasaram cantando, e aclamou como grande vencedor da noite Søren Beck Jensen e sua versão HalleJoomla.

jab15 prague12

 

Confiram HalleJoomla no vídeo abaixo, é imperdível!


A letra:


Você pode assistir aqui a premiação do J!Oscars e todos as apresentações do J!Factor.

 

  • Todas as palestras. Alguns exemplos:

jab15 prague2

 

jab15 prague3

 

jab15 prague5

 

jab15 prague7


Você pode assistir aqui todos os vídeos das palestras.

 

  • Comer os biscoitos preferidos de todo o mundo, que cada um levou com carinho de seu país para compartilhar. Saiba mais.

jab cookie

 

  • Rever amigos e conhecer novas pessoas incríveis.

jab15 prague16

jab15 prague15

jab15 prague14

 

  • Descobrir que ratos estão salvando vidas, fazendo detecção precoce de tuberculose e encontrando minas terrestres. Conheça também o APOPO, projeto muito bacana apoiado pelo JAB15, e adote um rato-herói!

apopo

 

  • Brincar de Jenga. Eu consegui 10, e vocês? 

 

jab15 prague4 

 

  • E, para fechar com chave de ouro, olhem a carona que eu ganhei até o aeroporto! Thank you, Jack Bremer and the other guys!

jab15 prague21


jab15 prague8
 

Agradeço imensamente ao JET Team pelo reconhecimento - sem o apoio desse programa, eu não conseguiria ter participado dessa aventura. Meus agradecimentos também aos organizadores do JAB15, que fizeram um trabalho extraordinário: o evento estava impecável!

E agora... o aprendizado e o trabalho continuam por aqui! :)

 

E no Brasil?

Continua a movimentação pré-JoomlaDay Brasil. Novos pré-eventos foram confirmados. Confira a programação em: http://joomladaybrasil.org/2015/jdbr15/eventos

 

pre jdbr15

Read 4530 times Tagged under Portuguese (Brazil)
Ana Barcellos

Ana Barcellos

IT Analyst at Banco do Brasil, the largest bank in Latin America, leading projects in Mediawiki and Joomla. As a pedagogue and corporate educator, she offers flexible learning methods to help the organization achieve its goals, like teaching other employees how to create Joomla intranet websites. Member of the JUG Joomla Calango, in Brasília. Her main activity is being Amanda's mother. :)       
 
Analista de TI do Banco do Brasil, maior banco da Amérca Latina, conduzindo projetos em Mediawiki e Joomla. É também pedagoga e educadora corporativa, treinando funcionários das unidades estratégicas para criarem sites em Joomla. Membro da comunidade Joomla Calango, em Brasília. Sua principal atividade é ser mãe da Amanda. :)