The Joomla! Community Magazine™

O que está por trás do http://www.seusite.com.br?

Written by | Friday, 01 October 2010 23:23 | Published in 2010 October
Quando colocamos um website no ar, realizamos uma tarefa extremamente complexa, que exige atitudes responsáveis e cuidados adicionais. Mais do que usar o protocolo FTP (File Transfer Protocol) para transferir os arquivos e diretórios de sua máquina para o Host de hospedagem e o protocolo HTTP (HiperText Transfer Protocol) que fica encarregado da transferência do Hipertexto, estamos lidando muitas vezes com o sonho de vida do nosso cliente, sintetizado em códigos que serão renderizados pelo navegador web. 

O Joomla! destaca-se pela facilidade com que conseguimos gerenciar o conteúdo de nosso website e isto é perfeito, pois é para isso que ele serve: "Gerenciar Conteúdos". Inclusive, está no seu "DNA" ser um Sistema Gerenciador de Conteúdos. Mas, não podemos nos iludir pois o Joomla! não faz nada, ele gerencia o que nós fazemos.

Qualquer usuário sem conhecimento técnico, pode criar um website profissional e com vários recursos usando o Joomla! e isto é ótimo e atual. Sim, atual porque não precisamos ser profissionais para criarmos ótimos vídeos virais (vide youtube) por exemplo, então por quê precisamos ser profissionais para criarmos sites? Aliás, quem disse que webdesign é profissão?

Quando usávamos apenas HTML uma invasão tinha pouco poder de fogo e destruição, mas usando um CMS a coisa muda de figura. As funcionalidades aumentam e com elas os problemas relacionados a segurança. A máxima da segurança na Internet é: "Se você ainda não foi invadido, será."

São vários os tipos de ataques a que estamos sujeitos quando publicamos um website, desde "defacement" (mudança da index.php) até o temido "SQL Injection"(comandos passados via url para o banco de dados do seu website). Fica a pergunta: "Como podemos nos proteger desses ataques?" São vários os pontos a serem observados e pretendo abordá-los de forma tranquila e junto com você.

Em relação ao Joomla!, sabemos que é imune a SQL Injection e o ponto a observar é usar sempre a última versão stable do CMS. Quando um problema é identificado no núcleo do sistema, uma nova versão é lançada e devemos usá-la. Não precisamos temer a atualização pois se você não fez nenhum "hacking" no código fonte, nada será perdido. Porém, é sempre recomendável fazer um backup antes de atualizar. Um bom componente gratuito para atualização automática do Joomla! é o Jupdateman.

Mas e os componentes que instalamos? Um componente é uma célula viva dentro de nosso website, muitas vezes com seu próprio painel de controle e com total acesso a nossa base de dados. Então, em relação aos componentes devemos usar os que estão sendo atualizados, que são "populares" e principalmente, antes de instalarmos, é nossa obrigação verificar se ele está na lista de extensões vulneráveis.

Até o próximo artigo Joomleiros!

Read 12255 times
Tagged under Portuguese (Brazil)
julio coutinho

julio coutinho

Autor do livro Guia de Consulta Rápida Joomla! 3.x

Formado em Webdesign e Programação, especialista em Engenharia de Sistemas, criador e mantenedor dos domínios www.joomlabrasilia.org e www.joomlabrasilia.com.br com tutoriais, dicas e cursos gratuitos, focados no CMS Joomla.

Iniciou sua caminhada com o CMS, no ano de 2003, quando o projeto respondia por Mambo.

 

 

Language Switcher

Current Articles

JCM international articles

Join us at the Joomla! World Conference 2014, Grand Oasis Cancun, Mexico November 7-9, 2014

Grab the Joomla! Community Banners! Spread the word!

Recommend us on Google+