The Joomla! Community Magazine™

Como o Joomla! pode mudar vidas

Written by | Monday, 01 February 2016 00:00 | Published in 2016 February
O Software Livre traz intrinsecamente a bandeira da democratização do acesso à Tecnologia. O projeto social "Comprometa-se" é um exemplo de como isso pode ser potencializado na prática. Por meio dele, um voluntário da JUG São Paulo está capacitando gratuitamente jovens em Joomla!, visando ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Confira a entrevista com o idealizador desse projeto, Kazuo Gomi Filho.   

Olá, Kazuo! Muito obrigada por aceitar conversar com a gente e compartilhar informações sobre esse projeto social tão bacana que você está desenvolvendo para capacitação de novos usuários em Joomla!.

Em primeiro lugar, quem é o Kazuo?

Eu, um estudante de Direito, que seguiu carreira na área de Turismo e por forças das circunstâncias chegou à área da Informática. Primeiro com uma lan house e depois, a pedido de muitos clientes, me enveredei nesta área de desenvolvimento de websites. Pesquisando na internet cheguei ao Joomla. Paixão à primeira vista e, passados longos 6 anos, aqui estou prestando consultoria e dando treinamentos em Joomla. Hoje além de mim, meu filho de 11 anos também se apaixonou por esta ferramenta e, além de fazer seus próprios sites, está dando várias palestras sobre Joomla. Na Campus Party Brasil 2016, estamos juntos dando um workshop sobre o tema: COMO CONSTRUIR UM SITE RAPIDO E GRATUITO EM JOOMLA. Nota da autora: O Lucas, filho do Kazuo, já foi notícia aqui na Joomla Community Magazine em setembro, quando palestrou no JoomlaDay São Paulo 2015.

No ano passado você foi um dos indicados para o prêmio Joomla Awards do JoomlaDay Brasil 2015 na categoria Contribuição para a Comunidade. Conta para a gente qual é o seu envolvimento com a comunidade Joomla no Brasil.

Sou descendente de japoneses e tenho muito enraizado em minha formação este espírito de viver em comunidade e, principalmente, viver com a comunidade. Tento participar ativamente do crescimento da comunidade num todo, fazendo minha parte aqui no estado de São Paulo através da JUG São Paulo. Também participo ativamente das comunidades nas redes sociais ajudando na solução de dúvidas e fomentando o Joomla. 

Agora vamos falar sobre o projeto social COMPROMETA-SE. Como ele surgiu e qual é o objetivo?

O projeto COMPROMETA-SE surgiu da necessidade de compartilhar o conhecimento que adquirimos nesses anos. Temos várias pessoas dentro da comunidade Joomla! que se dispõem a ajudar o próximo compartilhando seus conhecimentos. Temos várias pessoas interessadas na oportunidade de conhecer esta ferramenta, seja para aprimoramento educacional ou para fazer seu próprio website. Temos várias entidades sociais que necessitam estar incluídas digitalmente.

Então, mesclando todas estas pessoas e com o apoio de unidades de ensino que cedem seus laboratórios de informática, foi lançada a primeira turma de Joomla Básico. Nosso objetivo é ter um profissional voluntário para dar as aulas uma vez por semana e as unidades de ensino terem o curso de Joomla! em seus calendários.

E como funciona isso na prática?

  • os profissionais são cadastrados e alocados de acordo com as suas disponibilidades de horário e local
  • o curso é gratuito, porém para se conseguir a certificação, é necessário desenvolver um website gratuitamente para alguma entidade social. [Nota da autora: isso é muito interessante e confere um impacto maior ao projeto, beneficiando mais do que apenas os alunos]
  • as unidades de ensino cedem os laboratórios de informática, mas podem somente ocupar 50% das vagas com seus alunos. O restante das vagas são para funcionários da entidade e, principalmente, para pessoas que moram ao redor da unidade. Desta forma, a unidade de ensino contempla os alunos, seus funcionários e a comunidade ao seu redor. 

Você pode contar para a gente os resultados dessa primeira turma que aconteceu em 2015?

A primeira turma aconteceu no Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolandia e foi realizado durante o mês de novembro de 2015. Foram quatro sábados de curso, com aulas das 09:00h às 17:00h.

Iniciamos com uma turma de 20 pessoas, que puderam conhecer esta formidável ferramenta de desenvolvimento. Todos puderam estudar todos os passos, desde a instalação do site, passando pela instalação de templates e componentes, até a publicação do website.

O resultado foi uma turma interessada em agregar conhecimentos e os alunos saíram do curso já podendo começar a desenvolver websites básicos. Tivemos um aluno que é um ex-detento que abraçou a oportunidade que lhe foi dada e, logo nas primeira aulas após conhecer todo o poder do Joomla, já começou a planejar como poderia usar este conhecimento para ajudar outros ex-detentos. Segundo ele, um dos grandes problemas de ex-detentos é a falta de informação quando saem dos presídios. Ele pretende criar um portal com informações que possam ajudar os ex-detentos a voltarem a integrarem-se à sociedade. Murais de empregos, moradias, dicas jurídicas e muito mais.

Enfim, um sucesso para quem participou, inclusive para mim que fui o professor de todas as aulas.

JUGSP comprometa se

Quantas pessoas estão atuando no projeto atualmente?

O projeto ainda está em fase embrionária, portanto apenas eu estou diretamente ligado a ele por enquanto. Porém, temos o apoio de uma empresa de servidor que cedeu 3 meses de hospedagem gratuito para todos nossos alunos. Temos a manifestação de alguns desenvolvedores que se interessam em participar voluntariamente como professores. O Instituto Federal de São Paulo já solicitou a renovação da parceria para este ano de 2016, querendo formar duas novas turmas, uma em cada semestre. Ou seja, ainda estamos formando nosso time, e todos são bem-vindos!

E as pessoas que tiverem interesse em tornarem-se voluntárias no projeto ou ajudar de alguma forma, como podem participar?

Como eu disse, todos são bem-vindos! Desenvolvedores veteranos que queiram compartilhar seus conhecimentos. Unidades de ensino que queiram apoiar o projeto cedendo seus espaços. Entidades sociais que queiram seus portais. Empresas que queiram patrocinar algumas despesas que o projeto necessita e que ainda estão sendo bancadas pelos voluntários (transporte e alimentação).

Deseja compartilhar mais alguma informação com os leitores da JCM?

Uma comunidade não é feita apenas de líderes e sim de membros fortes e atuantes. Podemos sim ajudar ao nosso próximo, compartilhando nossos conhecimentos. O sorriso do aluno ao descobrir novas funcionalidades do Joomla é muito gratificante, portanto que venham mais cursos!

Kazuo, agradecemos a sua disponibilidade em conversar conosco e, acima de tudo, por esse belo exemplo de como podemos usar o Joomla! e nosso conhecimento para mudar realidades ao nosso redor. #gratidão

Read 2680 times
Tagged under Portuguese (Brazil)
Ana Barcellos

Ana Barcellos

IT Analyst at Banco do Brasil, the largest bank in Latin America, leading projects in Mediawiki and Joomla. As a pedagogue and corporate educator, she offers flexible learning methods to help the organization achieve its goals, like teaching other employees how to create Joomla intranet websites. Member of the JUG Joomla Calango, in Brasília. Her main activity is being Amanda's mother. :)       
 
Analista de TI do Banco do Brasil, maior banco da Amérca Latina, conduzindo projetos em Mediawiki e Joomla. É também pedagoga e educadora corporativa, treinando funcionários das unidades estratégicas para criarem sites em Joomla. Membro da comunidade Joomla Calango, em Brasília. Sua principal atividade é ser mãe da Amanda. :)

Language Switcher

Current Articles